Hoje estamos postando um trabalho doado por um colega, no final do artigo o apresentarei.
Acredito que irão gostar. Trata-se de um ótimo Power Point que serve até como apresentação, explicando sobre o Plano de Emergência de forma bem detalhista e realista. No final do artigo terão um link para download grátis.
PLANO DE EMERGÊNCIA
Em virtude do grande número de vítimas que os incêndios têm causado nos locais de maior concentração humana, principalmente edifícios e, tendo como causas principais à falta de conhecimento dos melhores locais de saída.
Causando pânico, correria, ocasionando quedas e pisoteamentos, pessoas retidas em elevadores e outras falhas, se faz necessário o planejamento e a execução de exercícios de abandono de emergência.
OBJETIVO
Preparar os funcionários para um rápido e eficiente abandono do edifício, fábrica, escolas, hospitais etc, em caso real de incêndio ou qualquer outra emergência. Definir o atendimento e as potenciais situações de emergência conforme plano vigente e nas considerações do departamento de segurança.
RAZÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE EMERGÊNCIA
– Estabelece a possibilidade de acidentes conforme o ambiente e para os riscos encontrados.
– Define as diretrizes, princípios e normas para atuação, tento em consideração aos cenários po
ssíveis de um acidente
– Organiza as formas e socorro e prevê atribuições que competem a cada um da equipe de ação do plano.
– Organiza ações que visam diminuir as consequências do sinistro.
– Evita confusões, erros, atropelos e atuações duplicadas que em uma emergência pode até ser fatal.
– Organiza antecipadamente prevendo a atuação no procedimento de evacuação.
– Permite rotina e procedimentos, os quais poderão ser testados, através de exercícios de simulação.
Da constatação da situação de emergência, acionamento do alarme, procedimento de evacuação, onde será o ponto de encontro,… Esse material é muito rico e específico e tem muito a somar em seus treinamentos.
CONCLUSÃO
A necessidade de um Plano de Emergência é determinada pelos Bombeiros, analisando o que a empresa fabrica, os riscos que gera, o tamanho da edificação, a dificuldade de saída, os riscos em caso de incêndio e outros fatores. Geralmente os Bombeiros determinam ou não a necessidade na visita para a vistoria do AVCB
Postar um comentário